quarta-feira, 12 de novembro de 2008

“Agola eu papai”


Se há uma coisa que não tem como vencer é o sorriso de uma criança. Nada consegue derrotar essa arma facial que essas pequenas criaturas possuem. É infalível e contamina até os mais frios dos corações. Falo isso, por que, por duas vezes, fui tentar trabalhar no sítio com martelo e nosso filho Raoni, de dois anos e um mês, não deixou. Pelo menos não na velocidade que eu pretendia. A primeira vez foi na produção da cerca do quintal para evitar que os três ex-patos (fugiram rio abaixo) invadissem o quintal feito por Solange. A segunda vez, foi na colocação de uma pequena porteira no deck para evitar que os dois cachorros, Tonto e Largada (nome dado pois ela foi deixada no sítio por alguém), subissem e evitar que Raoni descesse sozinho ao rio.


Nas duas oportunidades era bater o primeiro prego e lá vinha Raoni com aquele sorriso lindo dizendo: “Agola eu papai, agola eu”. Pronto, pegava o martelo de minha mão e batata. Para ajudá-lo eu colocava um pouco o prego na madeira e ele tentava pregar o resto. Foi assim na cerca do quintal e na porteira do deck. É lógico que o serviço não rendia nada, mas observar ele, com o martelo na mão, acertando o prego e com uma expressão facial de um pequeno trabalhador fazendo força, recompensou muito mais. Poderia ter colocado um DVD de um desenho animado ou mesmo pedir para a Solange cuidar dele para eu terminar o trabalho, mas vê-lo sorrindo e a cada prego que eu colocava ouvir ele, sorridente, dizer “agola eu papai, agola eu”, faz parte desta fase gostosa que estamos curtindo com ele. Isso não é sinal de paciência. É sinal de aproveitar o momento, a fase. Quero evitar chegar daqui há dez anos e dizer: “Nossa Raoni já está com 12 anos e eu não curti o seu desenvolvimento”. Defendo que os pais se atenham a essas pequenas coisas, até bobas para uns, mas que sentiremos falta logo ali na frente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oiê, Sandro... Show de bola o blog... Parabéns!! Amei!!
É bem assim mesmo, temos mais é que curtir cada fase destas criaturinhas que são tudo de bom, que só nos trazem felicidade, apesar das dificuldades da vida né? Beijão pra família inteira... E um dia quero conhecer este lugar maravilhoso...