segunda-feira, 8 de junho de 2009

TEM ALGO ERRADOOOOO


É isso mesmo, tem algo errado. O pior de tudo é que estamos achando que é normal, faz parte, acontece naturalmente, mas confesso que preocupa-me. Falo da tecnologia. Ela está nos enclausurando. Ao mesmo tempo em que nos aproxima também nos afasta do contato físico, da relação a moda antiga.

Deixa me fazer entender. Desde janeiro, especificamente dia 28, data do meu aniversário, penso nisso. Pelo simples fato de receber 62 recados no meu Orkut, mas nenhum deles pessoalmente. Sabe um contato telefônico, um “olá, parabéns Sandro”, uma visita no escritório. Nada. Nem os amigos mais próximos. Mas pela internet muitos recados, lembranças e mensagens legais, bonitas. E ai daquela época até hoje fico matutando, algo está errado. Como será amanhã? Parece que está mais fácil dizer que amamos a esposa, o pai, o filho, os amigos por uma linda mensagem de PowerPoint que pessoalmente. E o pior, estamos achando normal, nos acostumando.

É o e-mail que recebemos que pergunta como estamos, é a mensagem via celular que dá noticias do nascimento do filho, a virtual que anuncia as novidades na família, dos amigos. Eu mesmo me pego às vezes deixando mensagem de feliz aniversário no Orkut dos amigos, como aconteceu semana passada com a Lene, mas tento me policiado e sempre busco pelo menos ligar. Hoje mesmo já liguei à ela para dar os parabéns atrasados, apesar do virtual já estar no “recados” dela desde sexta, dia do seu aniversário.

Percebo que o contato pessoal está cada vez mais difícil, incomodo. Por isso, digo que algo está errado. A tecnologia era para tornar nossa vida mais fácil, a fim de permitir que sobrasse tempo para o contato pessoal. Um café, um chá, um papo, um abraço, um vinho, um jantar. Mas “ta” danado. Ela facilita tanto o trabalho, ao ponto de nos deixar sempre trabalhando. Pra muitos isso é normal, mas pra mim não. Hoje são os amigos, amanhã é a família e viveremos sem contatos. Saímos cedo, chegamos tarde e já saímos cansados no outro dia para o trabalho. Algo precisa mudar. Cada um conhece o seu ritmo. Não vamos permitir que a tecnologia, que nasceu com o propósito do desenvolvimento, da evolução e de facilitar a vida das pessoas proporcione também o afastamento, evite o contato físico a boa e velha conversa jogada fora entre nós.

4 comentários:

Pobres & Nojentas disse...

Caramba, tens toda a razão! É coisa para a gente se policiar.

Adorei as fotos do passeio!

Abração, Míriam

Unknown disse...

Glé sabes que não costumo falar sério, visto que a vida pode ser encurtada ao comprar pão tento brincar o máximo que posso na minha vida, mas ao ler este post tão seriamente escrito, venho expor minha opinião já que ela é parcialmente contrária a sua.

Discordo quando tu dizes que as maravilhas da tecnologia estão separando a gente, haja visto que, atualmente conseguimos manter o quíntuplo de contato com amigos antigos (seja este contato anual e virtual - que ocasionalmente se torna contato real) mas ainda sim temos contato. Duvido que sem a tecnologia muitos amigos de infância conseguiriam saber, onde moras, com quem vives, ou como está em geral. Quando recebes um parabéns de um antigo amigo seu (que hj não está tão vinculado a ti), mas que com certeza não saberia de seu aniversário se não fosse à tecnologia. Deverias ficar feliz e agradecido a tecnologia.

Com certeza a palavra "policiar" é de fato a mais adequada e escolhestes bem. Claro que a tecnologia não supre e nem chega perto do contato humano, mas ajuda e muito. E quanto aos amigos mais íntimos e familiares acredito que a tecnologia deve somar mas nunca repito diminuir ou cancelar os momentos citados por ti no post. (café, cerveja, jogar conversa fora e tralalá...)
Quanto a mensagens pré-fabricadas (de amor, de religião e etc... - que a maioria não sabe que apenas serve para mandas spams) concordo contigo, não são apropriadas, já um e-mail de segunda-feira perguntando como foi o fim de semana é algo que só a tecnologia tem e aproxima os amigos.

Por estas bulhufas, acredito que a tecnologia nos ajuda até na amizade...

É isso mano... no mais o blog tb concorda comigo...

te amo... e vê se escreve todo dia...

Sandro De Mattia disse...

Salve Salve Godoy. É bem isso. A tecnologia nos afasta fisicamente. Claro que proporciona possibilidades enormes de comunicação e contato, mas também provoca esse afastamento físico. Sabe", tipo. "Ah não vou ligar, ou passar na casa dele(a). Mandar um e-mail pra ver como está". Tem isso. No mais concordo com vc em partes e descordo e outras. Mas uma coisa é certa. Sempre entra ai mano. Sua opnião e critica é sempre bem-vinda. Valeu

Liana Fernandes disse...

Você conseguiu pegar o espirito da coisa. Nós não podemos fazer da tecnologia um vilão e sim um aliado, coisa que POUCOS andam fazendo.