segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Reciclar pra quê?!



O título acima deve ter chamado a atenção. Mas o fiz com esse objetivo. Reciclar pra quê?! Tá, eu sei que é para contribuir com a natureza. Que é melhor reutilizar o que produzimos do que exigirmos mais do meio ambiente e, assim, evitarmos devolver a ele nossa produção, nosso consumo, em forma de lixo. Mas quando eu digo reciclar pra que, me refiro a todos aqueles que o fazem. Que separam seu lixo transformando-o em matéria prima novamente. Uma forma ecologicamente correta (aliás, só quem separa tem uma pequena noção do lixo que produz diariamente por uma família, no meu caso, três pessoas, eu minha companheira e esposa Solange e nosso filho Raoni(3anos).
É que desde que fomos morar no sítio tentamos contribuir com o meio ambiente. Pensamos e tentamos viver de forma a exigir pouco da natureza a não seu ser seu esplendor em abundância. Sabe a história da origem das coisas. (saiba aqui). Não concordamos com essa filosofia. Nos policiamos e sabemos que não é fácil vencer o modismo, mas lutamos contra ele. E lá onde moramos (TREVISO), temos rio, lago, pássaros, duas gatas, uma cachorra e buscamos viver respeitando a vida, em todos os sentidos, e, para isso, usamos a água do morro, mas mesmo assim economizamos. Nossa fossa é ecologicamente correta e a água volta para natureza novamente pura e também separamos nosso lixo para a reciclagem.

Ah, a reciclagem. A fizemos desde 2008, quando começamos efetivamente a morar por lá. Agora vocês vão entender o por que do título. É que até o início deste ano entregávamos o nosso lixo separado, de forma correta em Siderópoilis, onde possuía uma cooperativa de recicladores e que beneficiava diretamente várias famílias. O problema é que o Ministério Público interditou o local que era mantido pela Prefeitura de Siderópolis e uma empresa. Desta decisão até sexta-feira (31/07) começamos a entregar nosso lixo num depósito em Criciúma, na Rua Araranguá. Todo nosso lixo separado em papel, plástico e vidro iam pra lá. Pelo menos até sexta, quando fui entregar e vi que o local foi transformado em uma lavação de carros. Tá, e agora??? Os dois sacos de lixo que levei no meu carro até Criciúma voltou pra Treviso e estão em casa por que não sabemos onde entregar. Se for para separar e entregar na mesma origem é perder tempo, é fingir ser correto. O papel do poder público neste caso é ser o incentivador, o motivador, o criar consciência, mas não vejo essa iniciativa. Cadê a coleta seletiva? Alguém sabe onde coloco o meu lixo separado para reciclagem?
Imagem retirada do blog

Nenhum comentário: